Energia Elétrica para Estúdio de Som
É na energia elétrica que a preocupação com o som começa. É o começo de tudo. Sem energia elétrica de qualidade é impossível obter a melhor performance de qualquer equipamento utilizado, principalmente dos monitores de referência, que necessitam de altos pulsos de energia.
Para qualquer estúdio e principalmente para estúdios de masterização é necessário que a instalação elétrica seja feita com uma fiação de um diâmetro muito maior do que instalações domésticas - para que os picos de energia da música não sejam limitados - e com a menor distância possível do transformador que fornece a energia elétrica ao estúdio, o que garante a baixa impedância da instalação elétrica.
Além disso, os equipamentos do estúdio devem ser ligados na mesma fase dedicada somente aos equipamentos de estúdio sem compartilhar fase com ar condicionado, geladeiras ou luzes LED.
Um sistema de balanceamento de energia elétrica para estúdio é bom e ajuda
mas não invalida os requisitos anteriores.
Se fazer tudo isso não for possível, a única solução é usar um
Power Regenerator
- e mesmo assim são necessários bons cabos, tomadas e uma fiação mais grossa do que uma instalação doméstica.
O
Power Regenerator é um equipamento que
desfaz o AC que chega na sua tomada, cheio de ruído harmônico e inconsistências e o
converte de volta para DC, para só então gerar o AC novamente, perfeito e limpo, para os equipamentos do estúdio.
O PS Audio P12 que uso em meu estúdio conta ainda com uma função chamada Multiwave que basicamente estoca energia para ser liberada quando os transientes - rápidos picos de energia da música, como por exemplo o bumbo e caixa de uma bateria - pedem grandes pulsos de energia, garantindo que os monitores consigam reproduzir os transientes na intensidade correta, tendo energia para ter punch até nos subs e garantindo que o engenheiro de som esteja ouvindo corretamente os efeitos de compressores e limitadores na alteração da dinâmica do sinal de áudio.
Confira outros artigos
