Step Response - Monitoração Multivias

Uma das características mais valorizadas por engenheiros de masterização em monitores de referência é uma boa step response. A Step Response nos indica quanto tempo o som dos drivers e woofers estão atrasados em relação ao som dos tweeters.

Quando um sistema de som utiliza mais de um tipo de alto-falante, por exemplo Tweeter (agudos), Driver (médios) e Woofer (graves), é comum que o som do Tweeters cheguem primeiro, seguido pelo som dos Drivers e depois o som dos Woofers.


Isso causa uma distorção na percepção de profundidade do material gravado, pois a cada 1ms de atraso nós percebemos o som como se estivesse a mais ou menos 30cm pra trás do som que chegou primeiro.


Então se o som dos woofers chega 3ms após os tweeters nós perceberemos os graves como se estivessem vindo de 1m atrás dos agudos.


Esse é um problema presente na maioria dos monitores, inclusive em monitores de somente duas vias e o problema fica ainda maior se os monitores não forem de um design selado.


Monitores com design de "bass reflex" não possuem uma boa step response (com algumas exceções de marcas que utilizam o “bass port” mais para diminuir o efeito mola do ar preso dentro de uma caixa acústica do que para aumentar os graves).


Uma das grandes diferenças dos monitores adequados para masterização é que eles geralmente têm uma step response muito melhor do que a maioria dos monitores.


Desenvolver um monitor de referência multi vias com uma step response excelente é extremamente difícil e poucas marcas conseguem fazer isso. Se o sistema de monitoração utiliza um subwoofer separado dos monitores principais também é importantíssimo checar e ajustar a Step Response além do equilíbrio de frequências.


Aqui na minha sala utilizo monitores selados com woofers embutidos que reproduzem desde 20Hz fielmente, e como as Kii Three utilizam DSP e têm um conversor e um amplificador para cada falante é possível que um delay digital seja aplicado nos tweeters e nos drivers para que eles cheguem ao mesmo tempo que o som dos woofers, garantindo uma step response perfeita, o que possibilita uma percepção de profundidade muito mais precisa de cada elemento presente no material gravado.


Confira abaixo o exemplo gráfico de Step Response comum em monitor de 3 vias e a diferença para as caixas Kii Three.

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Confira outros artigos

8 de maio de 2023
É na energia elétrica que a preocupação com o som começa. É o começo de tudo. Sem energia elétrica de qualidade é impossível obter a melhor performance de qualquer equipamento utilizado, principalmente dos monitores de referência, que necessitam de altos pulsos de energia.
8 de maio de 2023
O que diferencia uma sala de masterização dos outros tipos de estúdio?
8 de maio de 2023
O espectro frequências que nós humanos conseguimos ouvir vai de 20Hz, a frequência mais grave audível até 20.000Hz, frequência mais aguda audível. A região dos sub graves vai de 20Hz a 60Hz e é a área que mais sentimos no corpo quando ouvimos música. Sentir o som no corpo é essencial para analisar e tomar decisões sobre o conteúdo musical.
MOSTRAR MAIS