O que é Masterização e o que é feito em cada música durante o processo

Masterização é a última etapa da produção de uma gravação. Nessa etapa as gravações das músicas, em LR, que foram geradas ao final das mixagens são ouvidas em um sistema de monitoração full range e flat, numa sala apta à audição crítica profissional, e então são editadas para soar o melhor possível e compiladas em uma sequência coerente tanto musicalmente como sonicamente dentro dos padrões técnicos das mídias em que serão lançadas.



O que acontece durante a masterização:


  1. A escolha da ordem das músicas. O cliente pode predeterminar ou podemos definir juntos.

  2. O equilíbrio de frequências, a extensão de frequências e o volume percebido de cada música e da coleção como um todo são definidos de acordo com as referências do cliente e com os padrões do gênero musical.

  3. Cada música é processada para soar o melhor possível e atender aos parâmetros definidos.

  4. Fade ins e fade outs são feitos, garantindo uma transição natural entre as músicas.

  5. As masters são geradas em alta qualidade e, se necessário, serão adaptadas a outros formatos específicos como CD (DDP master) ou vinil.

  6. É realizada uma audição de controle de qualidade. Os arquivos gerados na masterização são ouvidos do início ao fim.

  7. As masters são enviadas ao cliente para aprovação e feedback. Se necessário, a primeira revisão será feita sem nenhum custo adicional!

  8. As masters são enviadas ao cliente em alta qualidade, mp3 e para mídias específicas.



Como devo entregar os arquivos para masterização?


As mixagens devem ser entregues em
.wav ou .aiff, na sample rate e bit depth em que foram geradas.


As mixagens devem ser comprimidas em um único arquivo .zip para garantir que não sejam corrompidas durante a transferência.


Podem ser transferidas pelo Google Drive ou por Wetransfer.


O nome do arquivo .zip deve conter o nome da banda, sample rate e bit depth das mixagens.


Se houver mixagens em diferentes resoluções a sample rate e bit depth devem ser informadas no título de cada track de mixagem a ser masterizada.

Confira outros artigos

8 de maio de 2023
É na energia elétrica que a preocupação com o som começa. É o começo de tudo. Sem energia elétrica de qualidade é impossível obter a melhor performance de qualquer equipamento utilizado, principalmente dos monitores de referência, que necessitam de altos pulsos de energia.
8 de maio de 2023
O que diferencia uma sala de masterização dos outros tipos de estúdio?
8 de maio de 2023
O espectro frequências que nós humanos conseguimos ouvir vai de 20Hz, a frequência mais grave audível até 20.000Hz, frequência mais aguda audível. A região dos sub graves vai de 20Hz a 60Hz e é a área que mais sentimos no corpo quando ouvimos música. Sentir o som no corpo é essencial para analisar e tomar decisões sobre o conteúdo musical.
MOSTRAR MAIS